Poster – 10

Título

ANEMIA NOS SÍNDROMAS MIELODISPLÁSICOS (SMD) – EXPERIÊNCIA NO HOSPITAL DE DIA (HD) DE IMUNOHEMOTERAPIA

Autores

Caleça, M.Kovalenko, R. Labela, R. Fleming
Serviço Imunohemoterapia, Hospital Santa Maria, CHLN, Lisboa. Diretor: Prof. Dr. A. Beleza

Introdução: Os SMD são um grupo de neoplasias mieloides caracterizadas por citopénias, medula óssea (MO) hipercelular, hematopoiese ineficaz e aumento da probabilidade de progressão para leucemia aguda. A anemia é a citopénia mais frequente, presente em cerca de 60% dos doentes. Em cerca de 40% dos doentes a transfusão de concentrado de eritrócitos (CE) é a única opção terapêutica. Em certos doentes a Tx crónica leva à sobrecarga de ferro com necessidade de quelação.

Objetivos: Avaliar as necessidades transfusionais dos doentes com SMD seguidos no HD de Imunohemoterapia.

Material e métodos: Trinta e quatro doentes (13homens; 21mulheres) com idades entre os 29 e os 93 anos (mediana 76.9) avaliados segundo a estratificação de risco do International Prognostic Scoring System (IPSS): 6 – baixo risco (16,7%), 13 – intermédio 1 (38,9%), 5 – intermédio 2 (16,7%), 3 – alto risco (8,3%), 7 – não classificados (19,4%). Dos 34 doentes, 6 reuniram as condições para inicio de terapêutica quelante de ferro.

Resultados: Dos 6 doentes de baixo risco 50% apresentaram anemia, 33% anemia + trombocitopenia e 16% trombocitopenia + leucopénia; dos doentes de risco intermédio 1,38% apresentaram anemia, 7,6% trombocitopénia, 23% anemia + leucopénia, 7,6% trombocitopénia + leucopénia e 23% pancitopenia; dos doentes de risco intermédio 2,20% apresentaram  anemia, 20% anemia + leucopénia e 60% pancitopénia. Trinta e três dos doentes de alto risco apresentaram anemia, 33% anemia + trombocitopénia e 33% pancitopénia. Dos doentes não classificados, 42% apresentaram anemia, 14% anemia + leucopénia e 42% pancitopénia. O número médio de CE transfundidos/mês foi de 2,3 (baixo risco e risco intermédio1); 4,7 (risco intermédio2); 5,2 (alto risco) e de 2,6 (não classificados).

Discussão: Tratando-se de um grupo de doenças heterogéneas as necessidades transfusionais devem ser avaliadas individualmente. A anemia foi a citopénia mais comum. O grupo de baixo risco foi aquele em que se verificou maior número de Tx. A sobrecarga de ferro provoca lesão de órgão, pelo que deve ser tratada.

X