Poster – 01

Título

ANEMIA: UMA DAS CAUSAS DE FADIGA NO IDOSO

Autores

Ana Lopes da Silva
USF Cidade do Lis

Introdução: Anemia é uma doença que afeta os glóbulos vermelhos, sendo definida como redução da quantidade de hemoglobina. Por vezes existe suspeita de Anemia ao exame objetivo, mas os sintomas são frequentemente frustes e limitados a queixas de fadiga. Na população idosa, tem sido considerada um problema de saúde pública, com impacto negativo na função cognitiva, capacidade funcional e qualidade de vida, estando associada a aumento das hospitalizações e da mortalidade, além de constituir fator de risco para doença cardiovascular.

Objetivos: Apresentar o impacto da Anemia na qualidade de vida dos idosos e alertar na prática da Medicina Geral e Familiar para a principal sintomatologia da doença, importância do despiste e prevenção.

Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: PubMed e BioMed Central. Pesquisaram-se revisões sistemáticas, metanálises, normas de orientação clínica e revisões de tema, utilizando os termos MeSH_“Anemia” e “Geriatric assessment”.

Resultados: Obtiveram-se 61 artigos. Foram selecionados 16 que cumpriram os critérios de inclusão.

Conclusões: Independentemente da causa, a Anemia em idosos não deve ser considerada como parte do processo de senescência, merecendo sempre investigação. Revela-se crucial o Médico de Família ajudar na sua prevenção, alertando para a importância de dieta variada, rica em hortaliças e proteínas, aliada ao controlo rigoroso das doenças. Atendendo à menor reserva funcional do idoso, a Anemia pode conduzir a prejuízos irreversíveis.

X